segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Críticos muito críticos

Chato.
Um metido a poeta diria que o filme reflete aquele que o assiste. Um espelho. Então, fácil é a conclusão que tiramos ao ler um daqueles guias culturais semanais, que trazem a maioria dos filmes com nota mínima e o "estupendo, maravilhoso, obra prima" avaliado com 3 estrelas - de 5!
Não que eu acompanhe assiduamente as críticas de cinema, ou de arte em geral. Não que eu tenha capacidade ou sensibilidade para avaliar arte em geral. Minha óptica se limita ao prisma do entretenimento. O corrompido mundo do entretenimento.
O que me levou ao tema dos críticos muito críticos foi a falta de credibilidade que lhes atribuo. Assisti ao filme The Bling Ring (do qual definitivamente não gostei). Por curiosidade, logo após o filme minha namorada pesquisou um pouco sobre o filme e lemos a seguinte opinião sobre ele, concluindo: "devíamos ter assistido o francês... Na dúvida, escolha o francês...". Dádiva da nossa amada grande rede, também encontrei "elogios" como esse.
O ponto é: será que realmente teríamos deixado de assistir ao filme depois de ler a citada má crítica? Afinal, se assistíssemos somente filmes a aclamados pela crítica, bom... Economizaríamos tempo.
Falar mal de uma produção, diríamos, não muito inspirada, pode ser divertido. Se achincalhar o diretor, melhor. Mas os críticos não podem esquecer que nós mortais quase nunca vamos compreender toda a técnica e sutileza da sétima arte. Às vezes, a gente só quer sair dando risada, falando: Que filme besta! (ou trocar o "e" pelo "o")

Nenhum comentário:

Postar um comentário